SER PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL É....


Ser professora na Educação Infantil é sempre receber com todo amor e carinho crianças de todas as etnias e culturas. É nessa fase de desenvolvimento das crianças que devemos trabalhar valores, desenvolver o melhor delas, fazendo-as entender o respeito pelo próximo, realizando trabalhos em grupos, ensiná-las brincando e, assim, ir aumentando sua confiança e segurança.
A professora tem que ser criativa, fazer a leitura de livros de literatura infantil diferenciados, utilizando variadas formas de interpretação. Permitir às crianças a liberdade para fazer parte das fantasias mais significativas, porque, para elas, essa vivência significa sentir o poder de se expressarem e de sentirem como são importantes.
Ao participarem ativamente dos textos narrativos e de poesia, as crianças também desenvolvem o raciocínio lógico, e, desde cedo, compreendem a importância e a força das palavras. A poesia, por exemplo, instiga a curiosidade e a sensibilidade infantis, por meio do encanto dos versos com rimas e ritmos. E, claro, na hora da história, cabem contos, poemas, canções e brincadeiras dos mais diferentes tipos.
Ser professora não pode ser uma opção qualquer, tem que ser de coração. Saber estar preparada para enfrentar alguns obstáculos, por isso, é de fundamental importância a formação em Pedagogia.
Não é tão difícil a responsabilidade do professor quando conta com a colaboração de famílias carentes, porém preocupadas e prestativas. Nessas famílias, encontramos crianças tão independentes e, ao mesmo tempo, tão dependentes de atenção. Atenção essa que, através de pequenos gestos, transforma medo em coragem, insegurança em segurança, pavor em amor. Na educação, a criança consegue recuperar sua autoestima, desenvolver raciocínio e autoconfiança.
A professora, muitas vezes, é pai, mãe e psicóloga, pois é comum o pai não estar representado na vida da criança e a mãe deixá-la morar com a avó. A Psicologia e a Pedagogia juntas nos auxiliam muito no conhecimento da realidade dessas famílias e em como podemos ajudá-las.
Assim, vamos levando essas adoráveis crianças da educação infantil. Às vezes, numa roda de conversa, numa contação de história e, muitas vezes, numa corda bamba. Aí é que vem equilíbrio, bom senso e nova tática, para sair da corda sem perder a postura.
Quando trabalhamos com nossos alunos, precisamos fazer o nosso melhor, como se fossem nossos filhos, porque estes estão nas mãos de outros professores. E como estão sendo educados?

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