TRABALHO APRESENTADO NO CURSO DO PROINFANTIL

Itaúba 17 de setembro de 2010
Creche Municipal Santa Rita de Cássia
Prof. ª cursista: Lindalva Felix          
Tutor: Odair Duarte do Santos
Turma: Maternal III
PLANEJAMENTO

CONTEÚDO
Pequenos motoristas
·         Aprendendo regras de transito
OBJETIVOS
·         Expressar o entendimento sobre as regras de transito trabalhado durante a semana.
·         Reconhecer e nomear as placas de sinalização.
·         Aprimorar a motricidade através dos circuitos percorrendo as estradas e passando por quebra mola, reconhecendo as placas de transito.
·         Possibilitar a criança noções básica de transito, os cuidados e regras que devemos seguir para um transito seguro.
TEMPO PREVISTO:
30 min.
ALUNOS PRESENTES:
16 crianças
LOCAL:
quadra poliesportiva

METODOLOGIA

Formar uma roda para relembrar o que vimos durante a semana.
Apresentar as placas, agora perguntando se alguém lembra o que significa aquele sinal.
Passar para todas as regras e o caminho que vão percorrer. No final da atividade todos irão receber uma carteira de motorista.

RELATO E AVALIAÇAO DA ATIVIDADE
Por ser a semana nacional do transito pensei em uma atividade onde meus alunos pudessem brincar e ao mesmo tempo aprender. Então para que a brincadeira fosse realizada eu teria que trabalhar com meus alunos antes, o assunto em questão que seria as regras básicas do transito.
Então pesquisei na internet algumas placas de transito como: pare, proibido estacionar, siga proibido virar a esquerda ou à direita, local para cadeirante e outras.
Formamos uma roda da conversa para que as crianças pudessem expor seus conhecimentos comuns sobre as regras do transito. Falamos sobre os cuidados que devemos ter ao atravessar a rua, falamos sobre o uso do cinto de segurança, e sua importância.
Na aula seguinte construímos semáforos e falamos sobre o significado das cores, recortamos as placas pesquisadas e colamos em papelão para confecção das placas.
Na quarta-feira formamos novamente uma roda e espalhamos no centro da roda as placas, então citávamos os significados e as crianças pegavam as placas que teria o significado ditado pela professora/professor.
Na quinta _feira levei os alunos para o pátio formamos uma roda em baixo de uma arvore para a leitura do gibi: Mônica e o transito, após a leitura as crianças participou falando sobre as placas e os cuidados e não cuidados que seus pais e irmãos cometem quando estes estão na rua.
Então sexta feira chegou o grande dia, pelo o qual as crianças tanto aguardavam cada um trouxe de casa seus veículos (triciclos e bicicletas), para participar da brincadeira na transitolândia (espaço imitando ruas da cidade com direito a quebra molas e placas de transito).
Convidamos o sargento lemes para participar desta atividade com as crianças, o mesmo compareceu juntamente com dois soldados, o soldado Canetti e o soldado Botan.
Os soldados se apresentando para os alunos.                       Foto: Odair Duarte

Os policiais apresentaram-se para as crianças fizeram algumas perguntas sobre os cuidados comuns no transito.
Depois o sargento Lemes e o soldado Botan tiveram que se ausentar ficando então o soldado Canetti para participar da brincadeira na transitolandia com as crianças.


As crianças estavam eufóricas de tanta ansiedade, convidamos então todas para iniciarmos a brincadeira. Cada um escolheu seu veículo.


O soldado Canetti conduziu a brincadeira com muito carinho e dedicação, iniciou falando sobre o quebra mola, seguiu a atividade passando a importância de cada placa e seu significado, parou na faixa de pedestre explicou sobre a importância desta para o pedestre e também para o condutor de veículos.

Após as crianças fazerem o trajeto como condutores, o soldado Canetti pediu para que todos estacionassem os veículos e seguissem o passeio como pedestres. Seguiram o passeio aprendendo as regras também como pedestres. Depois da atividade o soldado Canetti entregou para cada aluno sua 1ª carteirinha de habilitação.
Foi uma atividade produtiva, que aconteceu com a participação e colaboração dos pais que mandaram os veículos, e da coordenadora que fez o convite ao sargento Lemes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagem à família

Rubem Alves